A luz é associada a obesidade durante o sono diz estudo

Exposição a qualquer quantidade de luz para dormir foi correlacionada com a maior prevalência de diabetes, obesidade e hipertensão

por Gustavo Santos da Silva Resende

Mesmo uma pequena quantidade de luz pode interferir no sono, aumentando o risco de sérios problemas de saúde em idosos, de acordo com um novo estudo publicado esta semana nos Estados Unidos.
“A exposição a qualquer luz durante o sono foi associada a uma maior prevalência de diabetes, obesidade e pressão alta em homens e mulheres mais velhos”, disse o autor principal, Dr. Phyllis Zee, presidente, disse à CNN sobre Medicina do Sono no Noroeste. Universidade Feinberg em Chicago.

“As pessoas devem fazer todo o possível para evitar ou reduzir a quantidade de luz visível durante o sono”, acrescentou.

Outro estudo publicado no início deste ano, também pelos Drs. Zee e sua equipe já estavam explorando o papel do sono leve em adultos saudáveis ​​na faixa dos 20 anos. O sono noturno é uma luz fraca, semelhante a uma televisão aberta com um som baixo, aumenta o açúcar no sangue e a frequência cardíaca dos adolescentes durante um teste de laboratório do sono.
A frequência cardíaca elevada é citada em estudos anteriores como fator de risco para doenças cardiovasculares futuras e morte prematura. Níveis elevados de açúcar no sangue são um sinal de resistência à insulina, o que pode levar ao diabetes tipo 2.

Segundo o pesquisador, a penumbra que penetrava nas pálpebras atrapalhava o sono dos adolescentes, mesmo que os participantes dormissem com os olhos fechados. Mesmo uma quantidade muito pequena de luz causava uma diminuição gradual na frequência e gravidade do olho, os padrões de sono em que a maioria das células está envolvida.
Para os idosos
Um novo estudo do mesmo grupo, publicado na quarta-feira em uma revista de ciências do sono, focado em adultos mais velhos “já com alto risco de diabetes e doenças cardíacas”, explica um estudo realizado por Drs e professor assistente de neurologia da Northwestern Feinberg University School of Medicine. . .

“Queríamos ver se havia uma diferença nos níveis dessas doenças relacionadas à exposição à luz noturna”, disse Kim.

Em vez de colocar os participantes em um laboratório do sono, o novo estudo usou um cenário do mundo real. Os pesquisadores forneceram a 552 homens e mulheres com idades entre 63 e 84 anos um actigraph, um pequeno relógio de pulso que mede ciclos de sono, movimentos moderados e exposição à luz.

“Medimos a quantidade de luz a que uma pessoa é exposta em seu corpo e comparamos com o sono e a vigília dentro de 24 horas”, explicou Zee. “O que eu acho que é diferente e notável em nossa pesquisa é que temos dados objetivos dessa maneira.”

Zee e sua equipe disseram que ficaram surpresos ao descobrir que menos da metade dos homens e mulheres do estudo dormiam no escuro por pelo menos cinco horas por dia.

“Mais de 53% tinham algum tipo de luz noturna no quarto”, disse o pesquisador. “Em um segundo estudo, descobrimos que aqueles que tinham os níveis mais altos de luz à noite também eram mais propensos a ter diabetes, obesidade ou pressão alta”.

Além disso, as pessoas que dormem com altos níveis de luz têm maior probabilidade de adormecer mais tarde e acordar mais tarde, e “sabemos que as pessoas que dormem tarde têm maior probabilidade de ter maior risco de doenças cardiovasculares”. .

O que fazer
As estratégias para reduzir os níveis de luz noturna incluem colocar a cama longe das janelas ou usar cortinas escuras. Também é importante não trazer notebooks, tablets e celulares para o quarto, pois a luz afeta a produção de melatonina e, portanto, interfere no sono. Se os baixos níveis de luz persistirem, uma máscara de dormir (como a distribuída em aviões) pode ajudar.

Outra dica: se precisar acordar à noite, não acenda as luzes desnecessariamente. Se necessário, mantenha a área ao redor o mais escura possível, iluminada apenas por um curto período de tempo.

A pesquisadora explica que os idosos muitas vezes acordam à noite e vão ao banheiro, por problemas de saúde ou efeitos de medicamentos, então a importância de andar no escuro nem sempre acontece por causa do risco de quedas.

Nesse caso, uma boa opção seria usar luzes noturnas bem baixas no piso, além de escolher luzes âmbar ou vermelhas. Esse espectro de luz percorreu um longo caminho e não interfere nem interrompe nosso ritmo circadiano, ou relógio biológico, com comprimentos de onda curtos como a luz azul.

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